Roberto Cardoso - www.robertocardosofreire.com.br
Comportamento
Quarta - 16 de Setembro de 2009 às 14:29

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Cientistas investigando a preferência das pessoas pelos refrigerantes Coca-Cola ou Pepsi disseram que a predileção tem mais a ver com influências culturais presentes na memória, como propagandas, do que com o gosto das bebidas. 



Um grupo de pesquisadores de uma faculdade de medicina da cidade de Houston, nos Estados Unidos, chegou a essa conclusão ao analisar a reação do cérebro de voluntários a uma bebida ou outra. 



A reação foi diferente quando elas sabiam ou não o nome das marcas, e a tomografia cerebral mostrou que, em alguns casos, áreas do cérebro relacionadas a mudanças de comportamento com base em emoções tiveram uma forte reação quando o voluntário sabia qual refrigerante estava bebendo. 



De acordo com os cientistas, as escolhas dessas bebidas são baseadas nas "imagens visuais e mensagens de marketing que se insinuaram no sistema nervoso dos seres humanos que consomem refrigerantes". 



Percepção 



Embora os cientistas acreditassem há muito tempo que mensagens culturais afetassem a percepção de gosto, não havia pesquisas científicas que comprovassem esse efeito, segundo os pesquisadores. 



Eles dizem que as descobertas sobre os efeitos das informações culturais sobre o cérebro têm implicações médicas importantes. 



"Existe literalmente uma crise crescente de obesidade, de diabete tipo dois e de todas as seqüelas que resultam diretamente de um consumo exagerado de calorias", escreveram no jornal de medicina Neuron. 



"Agora, existe uma forte suspeita de que uma das grandes causas disso seja o consumo de refrigerantes como esses." 



Além das implicações de estudar os efeitos sobre a saúde das preferências de tomar refrigerantes, os pesquisadores decidiram usar Coca-Cola e Pepsi porque ? embora as duas bebidas sejam quase idênticas física e quimicamente ? as pessoas escolhem uma delas. 



Então, as duas bebidas se tornam excelentes objetos para estudos experimentais. 



Ressonância 



Na pesquisa, os pesquisadores determinaram a preferência de 67 voluntários, com perguntas e com testes feitos com os olhos cobertos. 



Eles deram às pessoas goles de uma bebida ou da outra, na medida em que as submetiam a tomografias de ressonância magnética. 



Na experiência, goles da bebida foram precedidos de dicas anônimas ou imagens de Coca-Cola ou Pepsi. 



Os pesquisadores constataram que não havia influência do conhecimento da marca no caso da Pepsi, mas eles constataram que havia grande influência no caso da Coca-Cola. 



Os pesquisadores concluíram com os resultados do estudo a existência de dois sistemas separados do cérebro, um que envolve o sabor e outro que lembra diferenças culturais, determinando as preferências. 





Fonte: BBC, em Londres

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